terça-feira, 18 de novembro de 2008

For Aslan, For Nárnia!!



Assisti neste find ao segundo filme baseado na serie " The Cronicles of Narnia" de C. S. Lewis, e mais uma vez foi muito vizível a aluzão a palavra de Deus e ao Amor de Jesus representado pela Figura do leão Aslan,

Desta vez os jovens Meets ( Pedro, Suzana, Edmundo e a pequena Lúcia) retornam ao mundo surreal de Nárnia e encontram as coisas totalmente destruidas e fora do lugar, ...mas não quero falar sobre a trama fictícia, mas ao plano de fundo muito inspirado criado por Lewis para de uma forma muito sutil trazer aos corações principalmente das crianças a figura do Amor de Jesus.
Lewis foi um escritor e Autor Cristão da Irlanda do Norte, com grande sucesso durante a Segunda Guerra Mundial e foi quase simultãneo a essa trajédia que escreveu as Crônicas.

Postarei a seguir uma analize dos dois filmes, onde você poderá compreender a semelhança com princípios Bíblicos.
Figura de Cristo Presente em "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa"
No primeiro filme, Aslan se entrega em Sacrifício para salvar a Vida de Edmundo, Joven traidor ludbriado pelos encantos da Feiticeira branca que se autodominara rainha de Nárnia, responsável por um longo periodo de rígido Inverno, Aslan se Entrega mudo sem reclamar, mesmo sendo o Poderoso Rei de Narnia, a feiticeira antes de mata-lo corta a sua juba como um sinal de Humilhação, depois disso o sacrifica sobre uma antiga mesa de Pedra, após isso a feiticeira ataca os Narnianos Fiéis a Aslan em uma batalha onde os narnianos quase são derrotados, porém enquanto acontece o confronto, as irmãs Lúcia e Suzana choram a morte do Seu Rei, uando ouvem um estrondo e a mesma de pedra está vazia e quebrada ao meio, a profecia se Cumpre e Aslan ressucita, liberta os cativos no palácio congelado da bruxa e faz deles um exército forte que intercepta o ataque salvando nárnia de tornar-se um Reino Frio eternamente!
Lewis usa de Uma linguagem metafórica em uma parábola disfarçada de "conto de fadas", onde destaca o Amor Sacrificial de Jesus por nós pecadores, a sua Ressureição (vemos que a mesa de Pedra quebra-se lembrando do Véu do Templo que és rasgado quando Jesus entrega Seu Espírito) Quando Jesus Ressucita tb é visto primeiro por Mulheres, ápós Aslan liberta os Cativos no calabouço congelado como Jesus quando morreu desceu ao Hades e libertando os cativos lá, Não obedecendo a uma leitura de tempo, também podemos comparar a interceptação na Batalha com a Visão que João teve do Armagedom.
Enfim, estes aspectos e outros podemos observar, mas recomendo o filme, assita e encontre artributos de Jesus em Aslan
Clip de Marcos Vidal "Tributo a Aslan"
logo posto a análize do Segundo Filme "O príncipe Caspian" e uma cena mt especial pra Mim!!

3 comentários:

Unknown disse...

Quando olhei o filme senti q era diferente,realmente uma "inspiração do céu" pude reconhecer a simplicidade e a profundidade do sacrifício,da entrega de Aslam por um traidor no kso.Reconheci a simplicidade e a pureza do evangelho de Cristo,Deus é simples agente é qm complik,sempre digo isso..rs..
Mostra tmbm a fragilidade do ser humano,a capacidade de ludibriar-se com oq o munda a vida oferece se esqcendo do verdadeiro sentido e força da vida, JESUS! amo este nome!
Fiqm com Deus!

LukasFAVERO disse...

Realmente, essa obra literária, traz o plano redentor de Deus em forma de parábola, de uma forma mt sutil, usando de uma linguagem simples e metafórica, creio q possa ter sido desejo de Lewis chegar atéh as crianças, pela temática ocorrer em um ambiente fantástico, bom se foi esse o objetivo eu não sei, mas atéh uns grandinhos se apaixonaram!!

Ananda Assunção disse...

O filme me fez repensar em tudo o que CRISTO fez pra nos salvar, e o que chamou atenção é que na cena em que Aslan morre em sacrificio, a feiticeira diz: SACRIFICIO VÃO ESSE SEU, VOCE MORREU POR ELES E MUITOS DELES NAO VAO SER SALVOS. as pessoas nao reconhecem o sacrificio de Cristo por amor a nos, e desfazem disso.No filme Aslan é um leão cheio de coragem que faz com que o mal desfaleça. E Cristo tbm é assim com os seus, defende-nos, como um leão. VERDADEIRAMENTE Ele nos ama.O filme é show! Ta de Parabéns! Deus Abençoe!